O jogo da baleia azul: "brincadeira" que incentiva o suicídio


Blue Whale Game: o jogo do suicídio

Desde o lançamento da série 13 Reasons Why houve uma grande comoção no meu Facebook quanto à questão do suicídio e algumas páginas falando sobre o Blue Whale Game (O Jogo da Baleia Azul), então eu decidi fazer uma postagem no blog sobre isso.

Primeiramente devo dizer que não pude deixar de associar esse “jogo” (que não tem nada de divertido, pelo contrário) com o filme Nerve que foi lançado no ano passado. Para dar um contexto geral vou dar um breve resumo sobre o que se aborda no filme estrelado por Emma Roberts (de American Horror Story) e Dave Franco (de Truque de Mestre).

O filme é sobre Vee (Emma Roberts) uma garota considerada “de fora” dos grupos populares e um dia sua amiga sugere que ela entre no jogo Nerve. Esse jogo é dividido em duas categorias: observador e jogador. Os observadores são pessoas de fora que pagam para assistir as missões realizadas pelos jogadores, já o jogador recebe uma quantia de dinheiro a cada missão completada e uma missão é mais arriscada que a outra. Dito isso, Vee se cansa de ser uma “observadora” e entra como uma jogadora, sua primeira missão é beijar um estranho, Ian (Dave Franco), e então embarca em uma aventura com ele para completar as missões. Só que com isso acaba colocando sua vida em perigo, caso se interesse sugiro que vejam esse filme para um cenário maior do que estou explicando.

O jogo da baleia azul está relacionado com mais de 100 casos de suicídios na Rússia e agora chegou ao Brasil. As maiores vítimas da brincadeira são adolescentes com problemas emocionais ou que são facilmente manipulados. O blue whale game começa com desafios enviados por um “curador” (uma pessoa desconhecida responsável por criar as missões e fiscalizar as redes sociais dos participantes).

Alguns desses desafios podem parecer bestas como o desafio número 2: assistir filmes de terror e psicodélicos indicados pelo curador às 4:20 da manhã, ou o número 13: escutar músicas que o curador enviar (normalmente músicas com letras tristes/depressivas). Mas, o “jogo” fica mais arriscado a cada missão e elas chegam a estimular os jogadores a se cortarem e por fim tirarem a própria vida.

Diferentemente das atividades em Nerve que os participantes arriscam sua própria vida e ganham dinheiro, no jogo da baleia azul a pessoa não ganha nada e é motivada a tirar a própria vida. Muitas vezes se não tem coragem e desistem no meio do jogo são tachados como covardes entre participantes e curadores, sendo mais motivados a seguirem em frente com a última tarefa. Esse site lista as 50 atividades enviadas que os participantes devem fazer, entre aqui.

Após essa informação é sugerido que prestemos mais atenção aos sinais, e se virem alguém postando a foto de uma baleia azul em suas redes sociais ou qualquer outra atividade citada no site indicado, busquem ajuda para a pessoa.

16 comentários:

  1. Seja quem for que estiver ai atrás eu ja aviso convite de vcs sera sempre recusado eu n sou otaria pra cair nessa brincadeira não

    ResponderExcluir
  2. porque o diabo veio roubar matar e destruir..mas Jesus veio para que tivessemos vida,e vida em anbundância..assim diz a Biblia a palavra de Deus..satanas tem distruido vidas porque ele sabe que ja perdeu e que pra ele nao tem salvaçao.crêia no Senhor Jesus e será salvo você e a sua casa.

    ResponderExcluir
  3. Jesus Cristo cura e liberta de todos os planos maligno então porque os cortes e vcs que ditas as regras não faz a mesma coisa e outra coisa satanismo não vai conseguir nada pois vou ora pra Jesus acaba com isso é no nome de Jesus Cristo o salvador isso vai para quer vim venha só não tenha medo pois aki vc vai sai liberto e sem dor ou cortes em vez de tira e a vida é dá dor dá uma palavra de vida e conforto e que Jesus Cristo vai para isso eu profetizo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, não estamos convidando ninguém para participar de nada. Muito pelo contrário é uma postagem de aviso para que jovens e adultos possam se precaver quanto a essa "brincadeira" que de brincadeira e jogo não tem nada.

      Excluir
  4. Ninguem nem sabe se o jofo realmente mata pq quem se mata sao as pesaoas de mentes fracas eu hem vai que o jogo seja divertido. So vai saber jogando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, então as pessoas realmente se matam nesse jogo. Ocorreram 150 casos de suicídio na Rússia entre o final de 2015 e o ano de 2016. E infelizmente esse "jogo" que não tem nada de divertido e nem deveria existir já chegou ao Brasil e já causou uma morte no Nordeste.

      Excluir
    2. Realmente isso ...Queria jogar só pra ver Mais vou deixar pra lá 😂

      Excluir
  5. Eu vou jogar mais nao consigo entrard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, esse jogo não deveria ser jogado por ninguém. Ele estimula as pessoas a tirarem a própria vida. É importante saber que isso é um caminho sem volta, as pessoas se importam com você e isso não é a solução.

      Excluir
  6. quero joga mais n consigo como faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, esse jogo não deveria ser jogado por ninguém. Ele estimula as pessoas a tirarem a própria vida. É importante saber que isso é um caminho sem volta, as pessoas se importam com você e isso não é a solução.

      Excluir
    2. Pessoal esse jogo é muito PERIGOSO não joguem, pq quando vc cansar do jogo eles não vão te deixar sair, o curador e outras pessoas que participam do jogo vão começar a te perseguir, o curador vai te ameaçar, vai mandar imagens da sua localização, vai saber onde vc mora, onde é sua escola..
      E sabe como?
      Eles são rackers (Não sei escrever isso)
      Eles invadem a rede do seu celular, PC, tablet e tudo mais...
      (Eles ameaçam matar seus pais)
      E a maioria das pessoas seguem com o jogo pq NÃO enxergam outra saída...
      Então só dou uma dica :
      NUNCA joguem esse jogo.. Tchau fiquem com Deus ☺

      Excluir
  7. Falta de louça pra lavar e uma boa surra isso q esses jovens de hj merecem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa, sinto muito que pense assim. Porque a violência não é a solução para nada. Pelo contrário ela pode servir de gatilho para jovens entrarem no Jogo da Baleia Azul como um refúgio e esse é o maior perigo para crianças e adolescentes. Assim que entram nesse jogo, os curadores os fazem acreditar que não há mais volta, fazem a pessoa ficar depressiva e a preparam para o suicídio. Muitas vezes uma conversa com os pais ou pessoas que se importam com eles ajuda, pode não ser muito mas é um primeiro passo. Escutar, tolerar e não ter pensamentos como o seu, pois são eles que mais magoam uma pessoa, mesmo sem você saber. Nunca se sabe o que a pessoa está passando, julgar e dizer que é "falta de louça para lavar", "é frescura", "estão tentando chamar atenção" ou "uma boa surra isso é o que merecem" não ajuda esses jovens, apenas os incentivam a participar de algo extremamente perigoso.

      Excluir
  8. Quero entrar no jogo como eu ....faço pra jogar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, esse jogo não deveria ser jogado por ninguém. Ele estimula as pessoas a tirarem a própria vida. É importante saber que isso é um caminho sem volta, as pessoas se importam com você e isso não é a solução.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.