Top 5 Filmes e Séries que Abordam o Tema Relacionamentos Abusivos


Aproveitando a deixa da temática "Relacionamentos abusivos" resolvemos criar uma lista de filmes e séries que abordam a temática mesmo que de forma indireta e que muitas vezes passa despercebido por muito de nós. Isso não deixa de ser uma forma de tentar abrir e os olhos e conscientizar a sociedade! O abuso é um problema mais comum do que se imagina. 

5. Esquadrão Suicida - Arlequina e Coringa
"Após a aparição do Superman, a agente Amanda Waller (Viola Davis) está convencida que o governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças. Para tanto ela cria o projeto do Esquadrão Suicida, onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo. Caso sejam bem-sucedidos, eles têm suas penas abreviadas em 10 anos. Caso contrário, simplesmente morrem. O grupo é autorizado pelo governo após o súbito ataque de Magia (Cara Delevingne), uma das "convocadas" por Amanda, que se volta contra ela. Desta forma, Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), El Diablo (Jay Hernandez) e Amarra (Adam Beach) são convocados para a missão. Paralelamente, o Coringa (Jared Leto) aproveita a oportunidade para tentar resgatar o amor de sua vida: Arlequina."



Se tem casal polêmico no mundo das HQs, é o Coringa e Arlequina. Não estamos aqui para dizer se deve ou não gostar das personagens, porém uma análise melhor de ambos, nos faz chegar à conclusão que estariam bem melhor longe um do outro. Qualquer um que tenha assistido a série animada do Batman ou mesmo lido as HQs, sabe o quanto Arlequina é humilhada por seu companheiro. Coringa se diverte ao surrar, xingar e frequentemente abandonar, sem contar as inúmeras vezes que a tentou matar. No filme “Esquadrão Suicida” podemos ver alguns desses momentos bem evidentes, e que muitas vezes deixamos passar e não usamos a palavra abuso, por taxar a moça como louca ou ainda acreditarmos que “Ela é mais insana que ele. ”

Para os que ainda não veem a relação de ambos como abusiva, os convido a ler as hq’s e compreender melhor a história de ambos, e ver que até mesmo Hera Venenosa, que acaba se tornando grande amiga e confidente de Arlequina, vive tentando conscientizar a loira, dizendo que aquilo que eles estavam vivendo não é amor de verdade.

4. - Jessica Jones - Jessica e Kilgrave
"Desde que sua curta vida como super-heroína acabou de forma trágica, Jessica Jones (Krysten Ritter) vem reconstruindo sua carreira e passou a levar a vida como detetive particular no bairro de Hell's Kitchen, em Nova York, na sua própria agência de investigações, a Alias Investigations. Traumatizada por eventos anteriores de sua vida, ela sofre de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, e tenta fazer com que seus super-poderes passem despercebidos pelos seus clientes. Mas, mesmo tentando fugir do passado, seus demônios particulares vão voltar a perseguí-la, na figura de Zebediah Kilgrave (David Tennant), um obsessivo vilão que fará de tudo para chamar a atenção de Jessica."


A crítica em cima do relacionamento da Jessica e do Kilgrave é sensacional! A forma de abordagem é sutil e que na verdade é a realidade de muitas mulheres no mundo, Kilgrave não se utiliza da força física para ser abusivo, ele usa o controle psicológico. Tanto para ter controle da vida de Jessica Jones como para conseguir proveito e benefícios para si mesmo na relação deles. A cena em que ela grita que ele a estuprou é forte e dolorida, mas um exemplo de como ele se utiliza desse controle para conseguir o que deseja dentro do relacionamento.

3. - 13 Reasons Why
"Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos."


A nova série da Netflix aborda muitos temas polêmicos e grandes tabus da sociedade e um deles são os relacionamentos abusivos. O que levou essa jovem a cometer suicídio? Apenas Hannah tem um relacionamento abusivo? Jessica sofre abusos de Justin, seu namorado, e Bryce, o melhor amigo de Justin, durante todos os episódio, abuso de força, estupro, omissão de acontecimentos, mentiras, Relações nada saudáveis não apenas para adolescentes mas para nenhum ser humano. 



2. - Mad Max - Immortan Joe e as esposas
"Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentanto fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo."


Mais do que na cara da sociedade o abuso e domínio de Immortan sob suas mulheres é gritante. Em Mad Max - Estrada da Furia, o líder de uma das cidades mantém cinco mulheres saudáveis, suas "esposas", em carcere privado e ainda o servem como escravas sexuais. Nada mais do que meros objetos para um homem, essa é a forma como essas mulheres são retratadas.


1. Sucker Punch - Mundo Surreal
"Babydoll (Emily Browning) foi internada em um sanatório pelo padrasto inescrupuloso, que encomenda uma cirurgia para destruir o cérebro dela. Mas a jovem descobre que seu refúgio pode estar dentro de sua mente e só assim ela poderá se libertar para sempre. Agora, vivendo esse mundo paralelo, ela enfrentar dragões, samurais, robôs e nazistas sobrenaturais, que a farão viver uma perigosa e fantástica aventura na companhia das colegas de internação Blondie (Vanessa Hudgens), Rocket (Jena Malone), Amber (Jamie Chung) e Sweet Pea (Abbie Cornish). Seria essa então a sua única chance de libertação?"


Vamos começar falando que esse é um filme muito difícil de compreender. Ele se passa em "dois mundos", o real e a mente da personagem principal. O abuso se inicia no relacionamento da mãe de Babydoll e seu padrasto, passando consequentemente para todos os membros da família, as duas filhas do casal. Quando a história migra para o manicômio o abuso gira em torno do controle mental que o médico e o enfermeiro tem sobre as pacientes por conta dos medicamentos e da famosa lobotomia, que no mundo alternativo é mais escrachado por se passar em um clube noturno, tendo a imagem do cafetão controlando o modo de agir de cada uma das garotas, e ainda sua obsessão pela Babydoll evidente quando ele a tranca em uma sala e diz que ninguém a deveria tocar como ele tocava, pois ela era propriedade dele.

Esses são apenas alguns dos tantos exemplos de relacionamentos abusivos vinculados em filmes e séries. Se você conhece algum e não colocamos aqui, deixe nos comentários.
Até a próxima.

25 comentários:

  1. Sucker Punch tive que assistir três vezes para entender a história e sabe que adoro o filme, mesmo ele sendo complexo.
    Jessica Jones é um exemplo clássico de abuso e eu sou fã dela.
    Os 13 Porquês virou sinonimode alerta para muita coisa !
    Esquadrão Suicida ainda não assisti e Mad Max não tenho interesse.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante seu post, gostei , sobre tudo que esta sendo abordado ultimamente em redes sociais, internet e noticias , á tinha assistido algum desses e não tinha notado, na verdade eu não lembrava .

    ResponderExcluir
  3. Jessica Jone e 13 Reasons são excelentes! Os outros não vi ainda! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o 4 e o 5 gostei muito desses filmes.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  5. É um tema bem pesado e uma situação mais comum do que a gente pode imaginar, né?
    Vi 13 Reasons Why, Sucker Punch (que ganhou outra dimensão depois de eu entender o assunto principal), e Jessica Jones (adorei!).

    ResponderExcluir
  6. Um assunto tão importante que gracas a deus começou a ganhar espaço para ser falado.... porque antes nao era tao comum.. e os filmes as vezes passavam batidos. Adorei.!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas esse assunto de relacionamentos abusos mexe muito com a nossa sociedade, e através dos filmes e séries a gente passa a conhecer melhor esse assunto, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Muito interessante essa postagem.
    Não sabia que todos esses filmes e series tratavam o tema.
    Os 13 porques é uma serie que quero muito assisti, mas antes quero ler o livro.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Gostei muito da sua postagem.
    O único que ainda não vi foi o Jessica Jones.
    Concordo com você sobre os outros.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Alguns já assisti, mas quero ver o 13 reasons!
    Essa temática é muito importante! Gostei de suas indicações!

    ResponderExcluir
  11. Já assisti todos!
    Super recomendo a lista!
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Esquadrão Suicida - Arlequina e Coringa o único da lista que já assisti é pq não sou muito de assistir filmes rsrsrs mas achei bem bacana os outros.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, chega dar nervoso em ver o quanto de abuso existe na ficção. Puro retrato da realidade, infelizmente.

    Clau

    ResponderExcluir
  14. stava mesmo em busca de novas séries, acabei de terminar 13 reasons e amei

    ResponderExcluir
  15. Por incrível que pareça ainda não assisti a nenhum desses filmes, aliás, ultimamente não tenho tido tempo para assistir a filme algum...
    Adorei seu post.
    BeijinhoBom

    ResponderExcluir
  16. Já assisti o . Esquadrão Suicida - Arlequina e Coringa e gostei do filme, os outros não conheço, mas só assistindo para ter minha oponião.

    ResponderExcluir
  17. O único que eu não assisti foi Mundo Surreal, acho importante esses filmes abordarem o tema, apesar que alguns acabam romantizando esse abuso. Mas em muitos casos conseguimos ver claramente que o abuso acontece e como as vitimas são dependentes.

    ResponderExcluir
  18. O único que assisti foi Sucker Punch e tive que assistir várias vezes para entender. PArece que a vitíma demora a perceber, pois ela acha que ela esta fazendo algo errado/prejudicial. E não consegue ver que o errado no caso é o outro.

    alana zoz

    ResponderExcluir
  19. já vi todos ,adorei todos mas o que mais me prendeu foi o da menina suicida ,ficou um exelente filme de suspense ..beijokas

    ResponderExcluir
  20. Interessante e atual. Aliás, de muito tempo, só que muitas vezes escondido. Parabéns pela postagem e amei as dicas! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua ideia para esse post. Realmente são relacionamentos abusovos. Uma pena que em alguns deles seja um assunto tão romantizado.

    http://sobrecadamomento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Que post mais interessante. Ainda não conhecia nenhuma das suas indicações, mas acredito que seja importante discutir esse assunto, ainda mais quando assistimos tantas coisas e não prestamos atenção ao contexto. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Eu não sou muito chegado a ver filmes e series, mas a minha irmã é, vou repassar essas dicas para ela, com certeza alguns ela já deva ter visto, mas como ela gosta de rever, tudo será opções para esse feriadão

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  24. Quero começar a assistir Jéssica Jones, porque me parece ser uma série maravilhosa, já me indicaram, essas séries/filmes que você citou a gente sabe que ocorre esse relacionamento abusivo, serve até para alertar os que assistem. Amo! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  25. Por incrivel que pareça nãop assisti nenhum dos filmes/ serie citadas mais tres deles me chamaram atenção para assistir e agora apos seu post vou tem um outro ponto de vista neles as ser explorado ou estudo. Beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.