Dia do Trabalhador: séries e filmes das profissões


Hoje, dia 01 de maio é o feriado do dia do trabalhador e em comemoração a isso fiz uma lista de filmes e séries que representam algumas das profissões que eu lembrei. Então vamos nessa e aproveite.

Direito:

1- How To Get Away With Murder: essa não é uma série que envolve apenas a questão legal, mas também há todo um mistério a cada temporada como na S1 quem matou aquela estudante e quem matou o marido da Annalise, na S2 o que aconteceu com a Rebecca e na S3 de quem era o corpo na casa da Annalise.

HTGAWM traz a cada episódio um novo caso para Annalise e seus estagiários/alunos e ao mesmo tempo aborda questões do mistério da temporada. Quando se fala em Direito eu logo penso nessa série, é impossível eu não fazer a associação.



2- Drop Dead Diva: Diferente de HTGAWM, Drop Dead Diva aborda algumas questões legais com mais humor e sem todo aquele suspense. A série é sobre uma modelo que após sofrer um acidente de carro é enviada para uma espécie de "limbo" entre o céu e o inferno e lá sua vida deve ser avaliada para saber onde sua alma seria enviada. Não aceitando isso Deb (a modelo) aperta o botão de "retornar" do teclado do anjo e volta a viver no corpo de Jane.

Jane é uma advogada viciada em trabalho, que acidentalmente levou um tiro que era destinado ao chefe dela. Quando a alma de Deb vai parar no corpo de Jane, a advogada deixa de existir e daquele momento em diante, a ex-modelo tem que viver no corpo da advogada.

A série não só aborda as coisas com um humor leve, mas também é recomendada por nos fazer questionar esteriótipos e o modo que escolhemos viver.



Relações Públicas:

1- Scandal: A série é sobre a RP chamada Olivia Pope e seus "gladiadores" e como lidam com a questão de imagem de seus clientes. Além disso tem a questão do amor que ela sente pelo Presidente dos EUA e ele por ela, que tiveram um caso durante o gerenciamento da campanha dele. É interessante como aborda os problemas e a vida de cada personagem e não dão atenção apenas para o amor proibido de Pope e Fitz (Olivia e o Presidente).

Essa é uma série que penso sempre quando falam em RP. Tanto que durante os seminários de ética de cada profissão da área de comunicação, essa série teve presença em algumas apresentações de Relações Públicas com exemplos de quebra do código da Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas).


Medicina:


1- Grey's Anatomy: É uma série do gênero drama e aborda a vida dos médicos/cirurgiões e residentes do Hospital Seattle Grace, sendo a protagonista Meredith Grey (Ellen Pompeo). Nessa série todos os casos são necessárias uma cirurgia no paciente, e a ala médica possui cada especialidade: neurologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, cirurgião plástico e etc.




2- Dr. House: Diferente de Grey's Anatomy a série Dr, House possui um lado um pouco mais cômico, pois House é um infectologista e nefrologista caracterizado pelo seu mau humor, ceticismo e comportamento anti-social. Também é diferente da série mencionada anteriormente pelo fato dos casos em Dr. House serem mais relacionados a uma pesquisa de casos clínicos do que casos da área de emergência como em Grey's Anatomy.



Psicologia:


1- Criminal Minds: A série não aborda psicólogos em si, mas retrata muito a analise comportamental e psicológica de um criminoso. Criminal Minds, que é uma das minhas séries favoritas, aborda uma equipe de perfiladores do FBI que geralmente são requisitados para auxiliar em casos de assassinatos em série. Dessa forma eles viajam até o local dos crimes e constroem um perfil do criminoso, utilizando como base o tipo das vítimas, a forma de matar, de "desovar" o corpo e outras formas. Assim, são capazes de descobrir o que serviu de gatilho e motivou as mortes, se o suspeito sofreu abusos na infância, foi abandonado e etc.




2- Dexter: Novamente, essa não é uma série sobre psicólogos mas retrata questões abordadas na psicologia/psicanálise como a psicopatia. Esse seriado retrata a história de Dexter, que ficou órfão aos 3 anos e foi adotado pelo policial Harry Morgan e sua esposa Doris. Harry descobre que Dexter é um psicopata quando descobre que seu filho matava os animais na vizinhança e com isso cria um "código" para o filho: ele deve matar apenas criminosos/assassinos.

Já adulto, Dexter trabalha como analista de sangue para o departamento de policia de homicídios. Sendo seu trabalho noturno um "justiceiro" que mata aqueles que ele julga serem "merecedores".



Administração:

1- Quebrando a Banca: O filme lançado em 2008 conta a história de Ben Campbell (Jim Sturgess), um estudante do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) que está com problemas financeiros e não consegue pagar a faculdade, sendo que seu verdadeiro sonho é estudar medicina. Após demonstrar uma mente aguçada para cálculos matemáticos de probabilidades e estatísticas, seu professor de matemática Micky Rosa (Kevin Spacey) convida Ben para um seleto grupo onde eles aprendem a contar cartas.

Sendo assim esse grupo vai para Vegas apostar Black Jack, ou como chamamos em alguns lugares no Brasil, jogar 21. Como eles contavam as cartas acabavam ganhando sempre e isso chamou atenção do chefe de segurança dos cassinos: Cole Williams (Laurence Fishburne).




2- À Procura da Felicidade: O filme é baseado em fatos reais, do gênero drama e lançado em 2006. Além de Will Smith ter produzido e estrelado o filme. À Procura da Felicidade conta a história de Chris Gardner (Will Smith), um pai de família que passa por problemas financeiros e trabalha vendendo aparelhos médicos que ninguém compra por serem muito caros. Ele entra como estagiário em uma corretora de ações e por isso não é remunerado por seu trabalho, mas não desiste por acreditar que um dia será contratado. Além disso Chris acaba sendo abandonado pela sua esposa e assim deve cuidar sozinho de seu filho de 5 anos chamado Christopher (Jaden Smith), e eles são despejados do apartamento por não terem como pagar as contas. 

Esse é um dos filmes mais recomendados para pessoas que estudam ou trabalham na área da administração.



Ciência da Computação:

1- Piratas do Vale do Silício: O filme foi lançado em 1999 e conta a história da criação da Microsoft e da Apple, enfatizando a disputa entre Bill Gates e Steve Jobs. Esse filme retrata a concorrência existente entre eles para lançar o primeiro computador. O filme tem "piratas" no nome, pois aborda a questão de como as ideias são "roubas" no meio do desenvolvimento tecnológico para trazer ao mercado algo inovador e surpreendente.



2- A Rede Social: A Rede Social foi lançado em 2010 e narra a história de como Mark Zuckerberg criou uma das maiores redes sociais já existentes, o Facebook. O filme se passa em 2 períodos, o passado onde é mostrado o processo de criação da rede social que originalmente era para ser algo apenas para a Universidade Harvard e que acabou tomando uma proporção global. E o outro período seria o presente, em que Mark está sofrendo um processo autoral pela criação do Facebook, seria como uma disputa de custódia ou de direito autoral pela empresa e ações do Facebook.


Jornalismo:

1- Spotlight - Segredos Revelados: O filme foi lançado em 2015 e é baseado em fatos reais, estrelado por Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton. Spotlight aborda uma equipe de jornalistas investigativos do jornal The Boston Globe que fazem uma pesquisa sobre abusos sexuais e pedofilia cometidos pela arquidiocese católica de Boston. O filme mostra muito a questão de nem todas as pessoas estarem dispostas a falarem sobre os acontecimentos, os padres sendo protegidos pelo Cardeal, mostra também que antes do jornal mudar de direção essa matéria não obteve destaque, ou seja, foi preciso haver um novo editor que não era de Boston para esse assunto começar a ser observado e ter atenção da mídia. 

Esse foi um filme que meu professor da faculdade recomendou e outra professora passou uma vez em aula. É considerado um dos principais filmes de jornalismos existentes. Vale ressaltar que a verdadeira equipe do Spotlight recebeu o Prêmio Pulitzer de Serviço Público em 2003 pela publicação dessa reportagem.




2- Black Mirror (Temporada 1 - Episódio 1): Esse episódio da série original do Netflix não aborda apenas o jornalismo em si, ele mostra como somos atraídos pelo espetáculo, o trágico e a humilhação pública. Nesse episódio a princesa Susannah, conhecida como Condessa de Beaumont foi sequestrada e deixou o Reino Unido e a Europa em choque. Quando o sequestrador entra em contato, sua única exigência para não matar a princesa é que o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha tenha relações sexuais com uma porca até as 16:00 daquele dia e transmita isso ao vivo na TV. 



Então meus queridos moradores de Oz, essa foi a lista que eu fiz com filmes e séries associadas a algumas profissões que eu consegui lembrar. Deixem nos comentários se já assistiu alguma, se pensou em assistir alguma dessas recomendações ou então coloque nos comentários algum filme ou série que lembre a sua profissão o qualquer outra que não esteja aqui acima. 

16 comentários:

  1. Que incrível essa postagem menina, fico feliz que tenha trazido essas indicações para nós, e mesmo tendo apenas uma área quero assistir as outras indicações, ótima postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Morgana. Espero que goste das outras indicações.

      Excluir
  2. Oi Marina.
    Gostei das dicas, e anotei algumas.
    Já conheço Grey's Anatomy e House.
    Dexter não faz meu estilo.
    A procura da felicidade é incrível, triste, lindo e marcante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty, fui eu quem fiz a postagem. Mas, fico feliz que tenha gostado das indicações. Se assistir não deixe de comentar o que achou. Beijos

      Excluir
    2. Aff, desculpa Julia...o nome de quem faz a postagem devia vir em letras garrafais, sempre pago esse mico rsrsrs. Bjos.

      Excluir
  3. Olá! que legal seu post. Vou anotar as indicações.
    Amo ver séries e algumas delas já conhecia.
    Um bom divertimento, bjoooooooo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, muito boa ideia de destacar a indicações pela profissões, amei as dicas e já anotei algumas...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu amo HTGAWM <3, porém ainda não assisti essa terceira temporada. Pois é... Das outras séries e filmes só assisti A Rede Social e um episódio de Black Mirror. Adorei o post <3
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  6. Ciência da computação ♡♡♡ sempre escuto falar desse filme, mas ainda não assisti! Farei assim que tiver oportunidade ♡ não sou muito de ver séries, mas percebi que você escolheu muito bem as que mais tinham a ver com a profissão! O post ficou muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oLÁ!
    Que massa este seu post, gosto da maioria das séries citadas, mas como o assunto é profissão dou meu salve aqui para Gray'S Anatomy e a série que amo de paixão e estou revendo House rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. How To Get Away With Murder é ótima! Scandal é boa também, mas não acompanho tanto. Grey's Anatomy e House também gosto, mas acho a do House melhor. Criminal Minds é a minha favorita, não perco um capítulo. Gostei da sua postagem, totalmente dentro do tema e de forma diferente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. AHHH EU AMEI ESSE POST. Medicina e Direito já imaginei que seriam essas kkkk mas Administração adorei, um deles eu não conhecia. Ahazou!

    ResponderExcluir
  10. Amo Dexter e Grey's! estou começando a assistir agora Criminal Minds e estou amando. Adorei a ideia do post.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Amei esse post! Achei sua ideia muito criativa.
    As séries eu confesso que não assisti nenhuma. Não sou muito de assistir séries e essas não fazem muito meu estilo mesmo. Mas dos filmes, eu já vi Quebrando a banca, À procura da felicidade, A rede social e Spotlight. Todos ótimas indicações!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ouwnn... eu vi todas as temporadas de Drop Dead Diva e amei. Dr. House vejo de vem me quando. Criminal Minds é muito boa, mas com o tempo, fui enjoando. Black Mirror é a melhor série de todos os tempos, a melhor crítica social.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei a postagem, muito bacana!
    Tenho uma enorme curiosidade em assistir How To Get Away With Murder, sempre leio ótimos comentários sobre e nunca que para para assistir! Outra série que preciso assistir é Greys Anatomy, sério, as pessoas só falam bem dessa série! Preciso assistir Black Mirror, Dr. House não me interessou muito, mas as demais preciso e quero muio assistir! Parabéns pelo post!

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.