Essa Cris Viu: Por que é tão difícil se relacionar?


Por que é tão difícil se relacionar? 

Pessoas são “chatas, fofoqueiras, implicantes, egocêntricas, mesquinhas, egoístas e assim por diante”. Usamos muitos adjetivos para classificar quem está ao nosso redor, principalmente as de convívio mais próximo. Sim, elas são terríveis e nos fazem um mal danado. Será?

Você já parou para pensar que muitas das vezes somos nós que criamos expectativas, desenhamos uma pessoa perfeita, com todas as qualidades inimagináveis, até nos darmos conta que tal perfeição não existe, e é difícil aceitar que não. É complicado lidar com a fantasia que sua cabeça criou, e assim, cortamos laços, desfazemos amizades, terminamos um relacionamento, desmanchamos ligações até então afetivos. Desde o início da vida aprendemos que não se deve aceitar o outro da maneira que ele é, porque o diferente não presta, e julgamos nossos pais, irmãos, filhos, amigos, parceiros e todos ao nosso redor, se nossos pais não nos aceitam como somos, por que somos obrigados a aceitar? Não meus queridos, ninguém é obrigado a nada, você e nem eu somos obrigados a aceitar pessoas diferentes, mas o que te torna melhor em não o fazer? Por que tornamos esses relacionamentos tão complicados com nossos ideais tão impositivos?

Mas se não somos obrigados a aceitar, por que então temos que exigir que sejam da maneira que queremos? É muito mais difícil trabalhar a empatia, se colocar no lugar do outro seria a melhor solução, mas é tão difícil praticar isso, é tão mais fácil ser orgulhoso e vingativo, tal pessoa me tratou com indiferença, me desdenhou, não fez o que eu queria, por que devo tratá-la bem? Por que ser gentil ou educado? Por que ser solidário? As pessoas não se importam, então que seja olho por olho e dente por dente, essa é a lei que realmente funciona, nunca mais falarei com fulano, ou ajudarei ciclano, para quê?

Relacionamentos são difíceis, complexos, complicadíssimos, mas o que adianta tanta complicação, tanto orgulho e desentendimento e indiferença? No fim, tudo acaba. Exigimos ser amados, mas amamos na mesma proporção? E o amor é dado e não cobrado, se é cobrado não pode ser amor, não o amor que tudo suporta. Precisamos rever nossos relacionamentos, como na música da Ana Vilela “Segura teu filho no colo, sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui, que a vida é trem bala parceiro, e a gente é só passageiro prestes à partir”, e amanhã pode ser tarde demais, então, não espere o Epitáfio.



42 comentários:

  1. O mundo em si, está mais dificil de interagir, as pessoas nao querem mais se socializar, o mundo está dificil. Ningué quer aceitar o outro como ele é, a musica da Ana as vezes me faz refletr muito sobre isso. O tempo passa rapido, nao podemos nos " perder" a toa. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que todas as pessoas não se importam mais com o próximo, apenas consigo mesmo, é difícil tu encontrar alguém que depois não fale mal de ti que não te largue de lado e não vire mais tua amiga, amizade é pouca e rara, ótima postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Concordo, as vezes nós mesmo causamos certas coisas e não podemos generalizar nem todas as pessoas são chatas, fofoqueiras, implicantes, egocêntricas, mesquinhas, egoístas e assim por diante”. Sempre vai ter aquela que vai ser a diferencial bastar acreditar e confiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a maioria das coisas são causadas por nós mesmos

      Excluir
  4. Realmente colocamos nossas expectativas em cima de alguém e isso desgasta qualquer tipo de relacionamento. É difícil se encaixar às vezes por sermos tão egoístas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta um olhar interior, buscamos fora aquilo que deveria ser buscado dentro

      Excluir
  5. Que socão no estômago! Esse tipo de texto é aquele que vale a pena ser compartilhado. A gente espera muito das pessoas e a gente esquece que elas não têm obrigação nenhuma de suprir nossas expectativas. Arrasou no texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele ditado né, ninguém é obrigada a nada, :) grata!

      Excluir
  6. Adorei o texto!! Acho que realmente depositamos muita expectativa nas outras pessoas e muitas vezes esquecemos que elas são só pessoas e que temos que fazer nossa parte também!

    ResponderExcluir
  7. Acho que é do ser humano criar mtas expectativas sobre outras pessoas, por isso nos decepcionamos tanto! Acho que a vida poderia ser mais leve, somos nós que complicamos ! Adorei o post ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo somos nós que complicamos as coisas, grata!

      Excluir
  8. Precisava ler esse texto! As vezes colocamos todas as nossas expectativas em alguém e esperamos que esse alguém seja exatamente como nós imaginamos ou queremos, nos esquecemos que muitas vezes nós mesmos não chegamos nem perto de toda essa expectativa. Esquecemos de olhar mais pro nosso intimo antes de apontar um defeito do outro.
    Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  9. Que texto mais lindo! Gostei muito e acredito que isso sirva para muitas pessoas porém infelizmente algumas pessoas o santo não bate e o melhor é encerrar a amizade e procurar uma amizade que se encaixe melhor. Ninguém merece ter que ficar aceitando tudo por ser "empático".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas a questão é justamente essa, quando mudamos nosso ponto de vista sobre as pessoas conseguimos enxergá-las e nos enxergar de uma maneira melhor, mas tudo deve ser recíproco sem ser cobrado, mas quando o outro não quer ser parte da sua vida e nem estar ao seu lado, você também não é, ninguém é obrigada a nada e a vida segue seu rumo, o importante é ter feito sua parte e estar com a consciência limpa de que tentou e fez de tudo. <3

      Excluir
  10. QUe linda reflexão <3 parei pra pensar agora. De fato temos sempre aquela vontade de exigir, mas sem pensar no que dar em troca. Hoje isso acontece muito, ao meu redor pelo menos, acontece bastante. Infelizmente, é dificil a gente não sonhar com alguém perfeito, nossa mente sempre é meio incontrolável haha mas com o passar do tempo percebemos que as vezes é muito mais legal ser imperfeito. Adorei o texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos sempre esperando pelo outro, e esquecemos de fazer nossa parte, sempre esperando receber sem dar nada em troca.

      Excluir
  11. Cada dia que passa nós estamos nos tornando seres reclusos e intolerantes e os motivos nao se restringem apenas á influência do mundo digital. Nossos jovens nao sabem o que realmente é ter um relacionamento amistoso e nao experimentam a saudade e outros sentimentos que constroem a nossa personalidade. O texto está excelente! parabéns e até a próxima!

    ResponderExcluir
  12. Então, acho que essa questão de dificuldades para se relacionar é algo muito pessoal. Não concordo muito com esse lance da pessoa se culpabilizar por um relacionamentos dar certo por ela criar expectativas, acho que a vida sendo de cada um cabe a si o direito de definir o que é melhor para si, inclusive companhias. É lógico que é essencial aceitar a identidade de algumas pessoas e suas diferenças, mas ninguém é obrigado a deixar em seu convívio quem lhe é tóxico de alguma forma. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não falei em culpa, disse apenas que devemos mudar nosso ponto de vista sobre as outras pessoas e criar menos expectativas, por mais difícil que seja não criá-las, eu quis dizer que devemos ter um pouco mais de empatia, isso não significa se deixar estar em relacionamentos abusivos ou onde não se sinta bem, cada um sabe de si decidir o que é melhor, mas por que não podemos nos tornar pessoas melhores e aprender a nos relacionarmos melhor com o próximo?

      Excluir
  13. Olá. Como é difícil lidar com o ser humano né?
    Ninguem é igual e isso torna a arte de se relacionar um delicioso mistério, q muitas vezes machuca. Mais ha que se pensar que o diferente tem que ser respeitado. Não somos obrigados a aceitar mais sim respeitar.
    Bjs, ótimo post reflexivo!!

    Sharon Torrice
    http://brincandodeesmaltar01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg e o seu blog também é muito legal, <3

      Excluir
  14. Olá! Uauu simplesmente arrasou no post é tipo de post para ser compartilhado, muito lindo seu texto bem reflexivo, esse negocio de rótulos e expectativas não da certo, acredito que quanto maior a expectativa, maior será a queda.
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa post maravilhoso, com certeza merece ser lido por outras pessoas! Você arrasou, e teu blog e super fofo! Da vontade de ficar lendo sem parar rs! Está de parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnnn obrigada! Vc que é muito fofa <3

      Excluir
  16. Acho que as pessoas estao se importando cada vez menos com quem está logo ao lado. Reclama mais do que agradece, julga mais do que tenta compreender e isso dificulta muito a convivencia.
    Adorei seu texto e acho que deveríamos ler mais coisas como esta, pois elas nos farao refletir mais nossas atitudes.
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Eu digo sempre que a base de qualquer relação é sinceridade. Se vc não gosta de algo deve deixar claro e aceitar aquilo para conviver bem ou se não aceitar partir pra outra.
    Tenho e espero sempre ter muita empatia, a vida fica mais leve.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eu sou uma pessoa fácil de lidar mas difícil de conviver é meio complicado. Passo a maior parte do tempo sozinha, nem sempre foi assim mas depois de algumas coisas que vivi eu prefiro ficar na minha

    ResponderExcluir
  19. Eu sou uma pessoa que tenho dificuldade em interagir com as pessoas. Não sou uma pessoa que gosto de ficar papeando no whatsapp por exemplo. E me dá agonia de ver todo mundo fazendo uma coisa só por fazer.
    O mundo tem ficado complicado e eu sinto que as pessoas agem como robôs a muito tempo. É tão triste isso. Tenho o costume de falar que pessoas sensiveis sentem mais esse tipo de coisa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  20. Acho que a dificuldade está justamente no excesso de expectativas que criamos em cima das outras pessoas e de como jogamos nela a responsabilidade de nossa felicidade. Dois erros fundamentais.
    Parabéns pelo texto, leva a boas reflexões.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. Olá, ótimo texto. Realmente, empatia é algo raro nos dias de hoje, aliás acho que sempre foi. Como diz o Fernando Anitelli "A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas"... Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que texto mais lindo e verdadeiro!
    Gostei muito das suas palavras e a maneira que você retratou os relacionamentos, pois foi exatamente como acontecem. Acredito que as expectativas que colocamos em cima dos outros, são o principal motivo da grande maioria dos desentendimentos. Não aceitamos como as pessoas realmente são e isso acaba nos machucando sem necessidade. Quando entendermos que as pessoas são como são e não o que nós queremos que elas sejam, seremos bem melhores.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Adorei o texto, muito reflexivo e verdadeiro!
    Eu sempre coloco expectativas nas pessoas e acabo me decepcionando muito!

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu texto, hoje em dia relacionamentos são muito difíceis e as pessoas são superficiais, as vezes queremos muito das pessoas, e acabamos nos decepcionados, mas quando pararmos de criar expectativas sobre ambos será bem mais fácil. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Belo texto! Ele realmente foi um tapa na cara. Parando para pensar aqui é realmente verdade, desde pequenos somos criados para procurarmos o que é normal ou conveniente, tornando assim os relacionamentos complicados e superficiais.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Acho que elevar muito nossas expectativas nunca é algo bom, acabamos por nos decepcionar quando elas não alcançadas. Concordo com tudo o que você disse no seu texto, relacionamentos são difíceis, acho que, no geral, lidar com as pessoas é difícil. Todos somos diferentes e algumas vezes estranhamos isso. Belíssimo texto.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Gostei muito do seu texto, pois ele só diz verdades.
    É incrível como o ser humano só pensa em si mesmo e cria coisas e pessoas da maneira que querem, mas no fundo não pensam que o problema é a maneira como estão vendo o mundo.

    ResponderExcluir
  28. Oie
    que lindo texto, adorei, é muito importante termos essa habilidade de nos relacionar com o outro até para poder aprender mais, seja para tirar exemplos de como ser uma pessoa melhor ou até mesmo exemplos do que não ser. Não poderia ter musica melhor para representar

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.