Resenha: Marina





 Título: Marina
  Autor: Carlos Ruiz Záfon
  Editora: Suma de Letras
  Ano: 2011
  Páginas: 189
  Esmeraldas: ★★★★★




Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor."


Esse foi o primeiro livro do Záfon que li, e o motivo foi bem inusitado, o nome! Comprei o livro por ter o meu nome. Não conhecia o autor, não tinha grandes expectativas quanto a obra e por isso o livro me surpreendeu demais! Uma das melhores leituras que eu ja fiz.


A obra foi publicada originalmente na Espanha em 1999, é o quarto livro escrito por Zafón e, embora seja lido por uma legião de pessoas de todas as idades, é voltado ao público juvenil. A trama conta a história de Óscar, estudante de um internado em Barcelona, que ama se aventurar pelas ruas da cidade e apreciar sua arquitetura. Durante uma de suas rondas por uma parte esquecida da cidade que havia sido devastada por um incêndio, o menino conhece Marina e seu velho pai.

"Aqui estão as lembranças de centenas de pessoas, suas vidas, seus sentimentos, suas ilusões, sua ausência, os sonhos que nunca conseguiram realizar, as decepções, os enganos e os amores não correspondidos que envenenaram suas vidas... Tudo isso está aqui, preso para sempre."



O trio acaba por criar uma grande amizade, e em uma das explorações dos dois mais jovens, eles encontram o inesperado. Em uma visita ao Cemitério de Sarriá se deparam com a figura sombria de uma mulher vestida totalmente de preto. E é nesse momento a trama começa a se desenvolver de uma forma ainda mais intrigante, eles tentam solucionar os mistérios que envolvem essa dama negra e acabam por se envolver em algo maior do que imaginavam, uma série de assassinatos, perseguições e segredos que envolvem Flórian, inspetor da polícia aposentado, que decide reabrir um antigo caso não solucionado.
Apesar do livro ser de predominância do gênero terror, percebemos traços de drama e aventura. Com sua escrita poética, Zafón nos faz passear por uma Barcelona inacreditavelmente real e com personagens apaixonantes, mesmo com poucas páginas, o livro consegue transmitir ao leitor tudo o que propõem, finaliza os mistérios e nos encanta com a mensagem.

"Ninguém entende nada da vida enquanto não entender a morte." 

Resumindo, a história me cativou, o autor me cativou e com certeza entrou para a lista de autores que quero acompanhar, e ler outras obras. A escrita de Zafón é incrível, rica em detalhes e descrições e a cada virada de páginas eu ficava encantada pelo toque sombrio e ao mesmo tempo suave que ele conseguiu desenvolver. Uma história original, no meu ponto de vista, com um final de partir corações. Fica a dica! Até a próxima.

23 comentários:

  1. Achei incrível o seu jeito de resenhar. Amei o conteúdo. Só n vou acrescentar o livro em minha agenda de "livros q quero ler", pq estou com muitos. Mas quem sabe algum dia RS
    Bjs. Amei.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do tipo de pessoa que não curte muito tema de terror, mas ao mesmo tempo fico com tanta vontade de ler. E agora fiquei curioso pra ler esse livro. Parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha , parabéns!E sobre o livro fiquei super curiosa para ler 💃 parece ser ótimo

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro na livraria e fiquei meio insegura, mas agora acho que vou ler, porém, to meio com medinho. Socorro. Não faz muito meu gênero, tem seu nome, por uma letra teria o meu, é o nome da minha futura filha, ahahah to soando confusa. Enfim, adorei a resenha, me deixou ainda mais na corda bamba. Bjs

    ResponderExcluir
  5. EU.CHOREI.CATARATAS quando terminei esse livro, meu deus..
    Marina é um dos livros mais finos e mais intensos que li na vida. A escrita poética e profunda do autor comove a gente. Fico imensamente feliz quando leio boas resenhas dele.
    Leia o ciclo O Cemitério dos livros esquecidos, vai se apaixonar
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Menina se eu te disser que faz seculos que tenho esse livro você acredita? Bem, anos kkkkk Infelizmente nunca me senti instigada a iniciar a leitura. Depois da sua resenha vou subi-la para o topo da minha lista de leitura. Sim, é um livro fininho e se a leitura for tão boa quanto você fez parecer vou finaliza-la sem nem perceber. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Infelizmente, ainda não li anda do autor, mas só ouço elogios. Confesso que ele até me chama a atenção, porém, o gênero não faz meu estilo e acabo não lendo. Fico muito feliz que você tenha gostado, mas não acredito que eu vá ler algo dele por enquanto.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei bem legal que você tenha comprado o livro por causa do nome e sem grandes pretensões, mas que no final te surpreendeu e você gostou bastante da leitura.
    Queria eu ter um livro com meu nome na minha prateleira (risos)
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita do autor, mas sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer tanto Marina quanto outras obras dele.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser incrível, só não o li ainda porque procuro lê-lo no original para praticar a língua e usar como estudo, mas está tão difícil de achar, que acho que vou me render a tradução e acabar lendo no original em outra ocasião.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Meu primeiro contato com Zafón foi através de Marina,
    e apesar de ter estranhado o ritmo da narrativa no início, logo ela me cativou e amei a história.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sempre tive curiosidade de ler esse livro do Zafón, mas como sou "diferentona", ao invés de começar por ele, li a Trilogia da Névoa e detestei, hoje, fico com receio de ler alguma outra obra do autor... É mole? ¬¬
    Mas, acho que ano que vem vou incluir Marina em minhas metas de leitura e espero gostar tanto quanto você!
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Apesar de esse livro ser voltado para o público juvenil, e eu não curti mais livros juvenis, a história é encantadora, aliás, como tudo que o Záfon escreve. ‘A escrita de Zafón é incrível, rica em detalhes e descrições e a cada virada de páginas eu ficava encantada pelo toque sombrio e ao mesmo tempo suave’ onde eu assino? Concordo com tudo ^^

    ResponderExcluir
  13. Oiiie!

    O livro parece ser muito bom!! Mas por ser terror, passarei a dica :(

    Parabens pela resenha!

    beijos
    http://leelerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola!
    Sou completamente apaixonada por Zafon...sua escrita é demais e não tem como não se apaixonar.Este livro é daqueles que você se encanta, se emociona e não quer parar de ler até que chegue ao final. Sua resenha ficou bem jus ao livros.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Falam maravilhas deste autor mesmo, uma pena que não li nada dele ainda. Não tinha me atentado que esta história tinha uma pegada de terror.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem?
    Eu conheço o livro dos blogs, mas nunca tive a oportunidade de fazer a leitura, porém eu quero muito conhecer essa trama que todos falam tão bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie! Eu já vi algumas divulgações e li algumas resenhas das obras de Zafón. Não sabia que era mais voltada para o gênero terror, mas mesmo assim sou louca para ler e conhecer os enredos criados por ele. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Tudo bem
    Bem este é um livro que não leria pois não faz meu gosto.
    Mais deu para perceber que uma obra rica com muita coisa a mostra quem sabe um dia de uma oportunidade

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu sempre quis ler uma obra do autor, por indicação de uma autora que sempre elogia as obras do mesmo.
    Adorei a resenha, e já vou procurar por aqui!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Achei bem interessante o resumonque você fez do livro Marina, não conhecia a obra e nem o autor mais gostei muito dessa parte da história.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é muito bom!! amo esse autor

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro esse autor! Já li A Sombra do Vento e amei, quero ler esse tb!

    PS: respondi a tag do universo literário que vi aqui!!
    https://osenhordoslivrosblog.wordpress.com/2017/07/25/tag-universo-literario/

    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Você resenha mto bem 👏👏 admiro demais por quem tem paixão pelos livros

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.