Coluna Essa Cris Viu: Qual o verdadeiro significado do amor?




Qual será o verdadeiro significado do amor?


Segundo o dicionário Aurélio, o amor é um substantivo masculino que significa:


1 - Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa;
2 - Sentimento intenso de atração entre duas pessoas;
3 - Ligação afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual;
4 - Ser que é amado;
5 - Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém.


E segundo a bíblia, o amor significa: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Corintios 13: 4-7)

E por aí vai, podemos encontrar o significado de amor em vários outros lugares, mas se pararmos para analisar todos têm o mesmo sentido no fim, e me pergunto todos os dias por que é difícil amar? Teoricamente parece ser tão simples, mas quando lidamos no dia a dia com as dificuldades e com os conflitos de ideias percebemos que não é tarefa fácil, não só ao próximo, mas também a si mesmo, eis a mais difícil maneira de amar. Será que se seguíssemos as “regras” do amor as coisas seriam diferentes? Porque uma delas é não buscar seus próprios interesses, e como conseguir esse feito se cada dia mais as pessoas só tem buscado isso? Talvez, amar e ser amado não seja apropriado nos dias atuais, eu desconheço alguma pessoa que abra mão de seus próprios interesses pelo outro. Hoje está cada vez mais difícil encontrar quem queira permanecer, ao invés de partir.

Existem muitas maneiras de dizer “eu te amo”, fica subentendido em um “bom dia!”, “se cuida”, “sinto sua falta”, “quero ficar ao seu lado”, “me desculpe”, “obrigada” e assim por diante, esquecemos dos pequenos detalhes e do que nos levou a amar a outra pessoa, com a correria, o dia a dia, o stress, e muitos outros fatores, perdemos a essência de amar o próximo, amar nossa família, nosso companheiro, nossos amigos, simplesmente amar. Estamos sempre impondo condições e justificativas para amar, ou não o outro, se não fizer o que eu quero, não te amo mais. É umas das coisas mais complexas e difíceis de entender, mas está aí para quem quiser experimentar, eu nunca fui adepta a esse amor, talvez, seja tarde para começar, talvez, nunca seja tarde, devemos praticar todos os dias, devemos amar todos os dias. Espero ser bem clara quando digo em que devemos praticar o amor ao próximo, talvez, e apenas talvez, as coisas seriam diferentes, imagina se todos se amassem e se respeitassem, onde será que iríamos parar?

Li uma certa vez que: “Relacionamentos acabam porque as pessoas deixam de fazer o mesmo esforço para mantê-lo, como fizeram para conquistá-lo.” Exatamente, esquecemos porque amamos aquela pessoa um dia, o que nos fez permanecer, com os problemas diários esquecemos da importância que as pessoas tem em nossas vidas e só focamos nos defeitos, nisso, acreditamos que o ideal será trocar de parceiro, ou abandonar a amizade, ou esquecer a família, será que se buscássemos o que nos levou a amar determinada pessoa ou as qualidades que ela tem as coisas seriam diferentes? Talvez sim, ou não, é impossível saber todas as repostas, pois cada pessoa tem sua própria verdade, mas minha verdade é que percebi que devemos sim amar mais o próximo e que é possível sim insistir em um relacionamento e que você pode permanecer amando e aceitando o outro, quando deixamos uma pessoa e encontramos outra, descobrimos que não existe ninguém perfeito, mas sim, pessoas imperfeitas que lutam para ficarem juntas e completarem a outra, mudar um conceito, um pensamento não é tarefa fácil, mas precisamos começar por nós mesmos, busque sua verdade interior e ame, ame como nunca amou antes, pois se tem uma coisa que vale a pena nessa vida, é o amor.


 Descubra o amor e transborde.

23 comentários:

  1. Adorei a coluna! Da uma passadinha no meu site!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que ninguém sabe o verdadeiro significado do amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois cada um sente de uma maneira diferente do outro, e essa é a beleza do amor, não existe padrão para amar, apenas o amor.

      Excluir
  3. Ai que texto mais lindo ♥ realmente hoje, o "eu te amo" ficou banalizado...muito falado e pouco sentido. Amor é você enxergar as coisas boas e as ruins e mesmo assim aceitar e acreditar que vai dar certo. Mais amor é o que precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto. Realmente o amor é algo maravilhoso. Acho que o mais importante nessa vida é termos esse sentimento dentro de nós, ele é libertador também e o mais encantador disso é cada um sentir de uma maneira diferente. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A beleza do amor é justamente não ter um padrão, você pode sentir da maneira que quiser, desde que seja bom :)

      Excluir
  5. Que belíssima reflexão.. Essa questão de que talvez o amor não se adapta aos dias atuais é mais pura verdade. Digo por todas as formas de amor, de mãe pra filho, de filho pra mãe, de irmãos, marido e mulher, namorado, amigo, tudo. Se torna cada vez mais difícil pelo simples fato de não conseguirmos nos amar também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, que bom que consegui me expressar e entenderem da maneira que eu quis dizer

      Excluir
  6. adorei o post, o amor é algo sem significado e dificil de entender, e tem varias maneiras de amar e nao propriamente dito com um par, acho que os mais poderosos amor sao de familia e de amigo, parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg :), realmente foi isso que eu quis dizer, não existe uma fórmula para amar, basta amar.

      Excluir
  7. Amei ler o seu post,a maioria das pessoas não sabem o que amor de verdade

    ResponderExcluir
  8. Essa sua postagem está ótimaa! Amei essa reflexão! O amor é muito lindo e devemos preservar sempre!! É um sentimento puro e de muita felicidade

    ResponderExcluir
  9. Amor é sempre um assunto muito maravilhoso né? Uma delicia falar sobre! Pra mim, o amor é aprimorado a cada dia, cada detalhe e a cada conquista ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro falar sobre o amor, até escrevi isso quando compartilhei na minha TL do Facebook, é um sentimento tão puro e tão maravilhoso que não consigo entender como as pessoas não lutam para senti-lo ao invés de odiar, o amor é sublime e puro e é maravilhoso quando nos transborda, é um sentimento que quanto mais se sente, melhor é.

      Excluir
  10. Adorei a sua reflexão ! Na minha opinião as pessoas hoje em dia estão tão ocupadas em querer conquistar coisas que esquecem de conquistar e amar pessoas... Mas o amor nos enriquece tanto a vida quanto a alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, sou grata por saber que tantas pessoas ainda partilham desse sentimento e que entenderam o que eu quis dizer <3

      Excluir
  11. Nossa que reflexão gostosa ❤ pra mim amor é respeito, carinho, cuidado e uma poção de coisas do bem! Adorei sua coluna, vou passar a acompanhar diariamente, sua escrita é muito boa e inspiradora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão é o que mais tenho, quando conseguimos mudar nossas perspectiva sobre as coisas e sobre a vida tudo começa a fazer mais sentido, e o amor é isso, é muito mais do que uma palavra, ele está enrustido nas nossas atitudes também, só não nos damos conta porque infelizmente somos dados aos problemas diários e esquecemos da beleza que têm as pequenas coisas, mas nunca é tarde para amar. <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.