Coluna Essa Cris, Viu: As mentiras que o Facebook conta!


A comunicação tem mudado bastante ao longo dos anos, no século XIX nos comunicávamos através de cartas, no XX já tínhamos o telefone e no XXI temos a internet, a tecnologia apareceu para aproximar quem está distante, mas será que é realmente isso que acontece? Cada dia mais ela aproxima quem está longe e afasta quem está ao seu lado, basta olhar quando estiver em um ambiente informal rodeados de pessoas queridas, observe como todos interagem mais com quem está na tela de seus aparelhos tecnológicos do que com quem está a centímetros de distância, e isso deve nos levar a pensar como serão as próximas gerações.

O Facebook é o maior contador de mentiras e causador de intrigas que já vi, um tempo atrás uma amiga que mora no Rio de Janeiro me mandou uma mensagem no whatsapp dizendo que estava com saudades e só enviava aquela mensagem para isso mesmo, pois ela sabia que eu estava ÓTIMA, sim com letra maiúscula pois colocou muita ênfase na palavra, mas porra, minha vida tava uma merda naquela época, tinha me separado, estava desempregada, com uma filha pré adolescente, desanimada, deprimida, toda fodida, e a pessoa me fala que sabia que eu estava MARAVILHOOOOSA? A justificativa é que ela acompanhava minha vida no Facebook, fiquei tão surpresa quanto confusa, como assim? Bom, eu sempre tive um lado mais cômico, aprendi a rir dos meus problemas ao invés de ficar me lamentando por eles, e ao invés de ser uma mártir virtual, preferi ser cômica, e isso me fez pensar muito sobre as mentiras que vemos nas redes sociais, não fiz propositalmente, sou assim mesmo, e entendi o quanto somos julgados por tudo, suas roupas, seu cabelo, sua vida afetiva, profissional, fraternal e assim por diante, e o quanto acabamos julgando os outros pelo que vemos, todos nós, no fim julgamos.

Vejo muitas postagens em busca de likes, as pessoas vivem em função da aprovação dos outros, o Facebook virou um muro de exibições, onde somos bombardeados constantemente. É muito bom compartilhar com os amigos nossos momentos felizes, mas estamos esquecendo de viver nossas vidas, e mais importante, estamos esquecendo do valor que tem os que estão ao nosso redor.

Vivam, postem, sejam felizes, mas lembre-se sempre do que é mais valioso: será que os likes tem mais importância do que aqueles minutos com os que ama? Pense nisso, viva mais e poste menos, aprendamos a viver sem julgar a felicidade ou tristeza alheia, não acredite em todas as mentiras que o Facebook conta.

E ótimos momentos!

13 comentários:

  1. Arrasou demais no seu post. É assim que tem acontecido sempre, não tem como saber como o outro está de verdade somente pelo facebook, é preciso estar presente. Como você tem muitas pessoas que preferem não se lamentar em redes sociais e eu acho isso muito certo. O face virou muro das lamentações e bombardeios, é cada dia mais triste ver tanta briga nas redes sociais, só porque as pessoas convergem de opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é bem complicado isso, mas obg :)

      Excluir
  2. Adorei sua postagem! Verdade que o face é cheio de mentiras, nem dou tanta bola pra ele hehehehe

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Belo artigo, acredito que a internet melhorou muito as coisas, mas sei que algumas pessoas passaram dos limites, na China, existe até clínica para reabilitação de viciados em internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, não sabia disso, mas realmente, as pessoas estão perdendo a humanidade aos poucos, triste.

      Excluir
  4. Oi, Cris. Tudo bem? =)
    Fico tão incomodado com essa questão das redes sociais e como as pessoas estão se tornando superficiais também. Realmente estão buscando "likes" como se isso fosse necessidade, como se isso fosse garantia de algo. Me pergunto se isso é vontade de se afirmar ou simplesmente vaidade exagerada.

    Realmente é um bom assunto a ser discutido.
    XOXO, Di.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é um pouco dos dois, infelizmente, aos poucos, as pessoas vão perdendo sua humanidade, triste

      Excluir
  5. por isso eu preferia o orkut, muito mais interação do que exibição... deve ter morrido porque se tornou parecido com o Face...
    tem gente que vive pra ganhar likes e esquece realmente de viver... Face é a terra dos homens perfeitos pq a hipocrisia de muitos são varridas pra baixo do tapete...

    bjs^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fede a hipocrisia na verdade, ali se formam juízes.

      Excluir
  6. Oi Cris, tudo bem?

    Você nos presenteia com uma bela reflexão e isto é incrível, pois tenho um pensamento muito parecido com o seu. É de certa forma triste ver como as pessoas vivem para o facebook, transformam a plataforma como seu pico da vida, incluindo os likes como metas de vida. A vida no Facebook é cheia mentiras, aparentemente todos estão perfeitos e a verdade não é esta. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post! Achei super sincero. Infelizmente isso sempre acontece, muitas coisas da minha vida eu prefiro nem compartilhar, pois sempre somos interpretados e julgados de maneira equivocada, mesmo quando nossa intenção era dizer outra coisa. Nem só de mentiras vivemos nas redes sociais, mas de maus julgadores também!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu post, foi sincero e desabafador. Infelizmente isso acontece neh, por isso compartilho pouca coisa da minha vida pq temos que viver de verdades não de mentiras. Bjos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.