Resenha: A identidade secreta dos super-heróis

by - junho 18, 2018




 




  Sub-título: A história e as origens dos maiores sucessos das HQ's do       Super-    Homem aos Vingadores.
  Título: A identidade secreta dos super-heróis
  Autor: Brian J. Robb
  Editora: Valentina
  Ano: 2017
  Páginas: 303
  Esmeraldas: ★★★★




"Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI."


Como uma amante das histórias em quadrinhos me aventurar em obras que contem curiosidades sobre esse universo tão vasto se tornou um hobbie, e ler este livro do Briam Robb não foi diferente. Uma leitura leve e prazerosa onde o autor proporciona uma viagem pelo início da história desse gênero desde o pioneirismo da National Allied Publications, que futuramente se tornaria a DC Comics. Após essa breve abordagem histórica, navegamos pelas águas turvas dos títulos e heróis das duas maiores empresas de quadrinhos até hoje, DC e Marvel. A rivalidade entre ambas é bem marcada pelo autor, porém, fica claro que, uma não teria chego onde está hoje sem a participação da outra na história.


Lembrando que este é um título incrível apra os curiosos de plantão, que adoram acumular conhecimento sobre os famosos personagens, como: Superman, Batman, Wonder Woman, Quarteto Fantástico, Spiderman, entre outros, e também o impacto que esses heróis, vigilantes e seus vilões causaram na sociedade através dos anos.

Gostaria de recordar que esse NÃO é uma história em quadrinho apesar de ser o tema do livro, e até por isso, senti muita falta desse apelo visual, não existe nenhuma busca para representar as comics citadas durante o livro. Já a capa e os inícios de capítulos são muito aproveitadas, as artes são maravilhosas e nos fazer mergulhar no universo com mais fervor.

Fica a minha dica, um beijinho wicked em cada um de vocês e até a próxima.



You May Also Like

16 comentários

  1. Tenho muita curiosidade em ler este livro, justamente para saber um pouco mais sobre estes heróis. Achei legal você mencionar o fato dele não ser quadrinhos, muitos podem se empolgar esperando algo diferente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Histórias em quadrinhos não é um universo que eu tenha muito experiência. Nunca tive o hábito de ler ou assistir histórias de Super Heróis , é claro que os conheço e só! rs
    Contudo o título me deixou curiosa em ler, quem sabe a partir deste me sinta mais confortável com a leitura sobre rs
    Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gosto bastante de super-heróis, então acho que, pelo seu post, essa seria uma leitura bem interessante para mim, por poder saber um pouquinho mais sobre eles.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Adoro quadrinhos e super-heróis então já fiquei curiosa com esse livro. Aliás que ideia legal que o autor teve! Não conhecia e adorei a dica!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Apesar de amar os filmes de super-heróis, não sou muito fã de ler quadrinhos. Então, ao contrário de você, não sinto muita curiosidade de ler obras que tragam curiosidades sobre esse universo. No entanto, para os fãs dos quadrinhos deve ser uma leitura bem legal mesmo e fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Poxa que livro incrivel.. eu acho o mundo dos super heróis bem legal mas as vezes fico boiando acho que esse livro é pra situar os perdidos que nem eu haha.. adorei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, eu sou completamente apaixonada por hqs, eu aprendi a ler aos 3 anos com elas e nunca mais consegui me separar. Achei mais que interessante esse livro, mas você comenta que não há imagens ou referências gráficas às histórias. Eu teria que ler pra saber se sentiria falta ou não disso, mas que sem dúvidas seria um excelente apelo ao público, isso sim.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não sou tão ligada nessas coisas de super herói, mas para quem curte esse livro é um prato cheio.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ah, achei essa capa o máximo!!! A Valentina sempre arrasa nas publicações, sou fã de carteirinha. Eu não conheço muito da história e rivalidade entre a DC e a Marvel, deve ser super interessante descobrir como elas surgiram.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, há quanto tempo não leio quadrinhos! Eu era muito dos quadrinhos quando adolescente, acompanhava Homem Aranha principalmente. Depois parece que a vida vai engolindo a gente e abandonei. Deu saudade!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Recebemos sua inscrição na MAratona BEDA Interblogs 2018 http://www.bembela.com/2018/06/maratona-beda-interblogs-2018-inscricoes-para.html . Enviei email com instruções para validar sua inscrição.

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente adorei! <3 um passeio de volta a infância este hq com sabor nostalgia kkk.

    ResponderExcluir
  13. Amo quadrinhos e histórias de super heróis, esse livros entrou pra minha lista com certeza <3

    ResponderExcluir
  14. Que legal essa obra, não conhecia Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Este livro parece mesmo muito giro!

    ResponderExcluir